Histórico do 20ºBPM

O 20º Batalhão de Polícia Militar tem sua origem na 2º Companhia Independente de Polícia. Por ato do Comandante Geral da Corporação, publicado no Boletim da Polícia Militar de nº. 153, de 21 de outubro de 1975, a Unidade passou a ser denominada Núcleo do 20º BPM.

O aquartelamento originário foi construído em uma área próxima à Estação Ferroviária de Edson Passos, e se traduzia numa instalação precária, de madeira, sem espaço e conforto para os integrantes da Unidade que veio a ser chamada de Barracão.

Os policiais militares carinhosamente a chamaram “Barracão”, denominação imediatamente aceita pela população, sendo esta, a primeira prova de carinho com a Unidade. Pelo Decreto nº. 1095, de 2 de fevereiro de 1977, foi criado o Vigésimo Batalhão de Polícia Militar que se tornou através dos tempos, uma referência na Corporação e motivo de orgulho entre policiais militares e a população da Baixada Fluminense. O novo aquartelamento foi inaugurado em 27 de outubro de 1977, no Distrito de Mesquita, hoje emancipado. Uma obra arrojada e contemporânea realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Aréa de Atuação

A Área de Policiamento do Batalhão é constituída pelos territórios dos Municípios de Nova Iguaçu, Nilópolis e Mesquita, com 577.82 Km2 e 1.047.311 habitantes que se espalham em áreas urbanas com grande densidade populacional e grandes áreas rurais que envolvem parte da Mata Atlântica, ainda nativa, na região de Tinguá, Adrianópolis; o Parque Municipal de Nova Iguaçu, localizado no Maciço do Gericinó, entre as Serras de Madureira e do Mendanha, a cachoeira Véu da Noiva, lagos naturais, a cratera de um vulcão extinto, mirantes com belas paisagens.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Histórico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: